Crianças livres e seguras

Crianças livres e seguras

As crianças precisam de sentir-se livres e seguras para sentir emoções e aprender 

Depois de seis meses difíceis para muitas famílias, não é saudável pensar e programar o regresso à escola centrado somente nas medidas de protecção física. A ausência da protecção emocional pode levar a consequências directas no aproveitamento escolar.

Sabemos que a ansiedade e o medo exagerado podem ser o gatilho para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, então, temos de filtrar o que o medo nos diz e procurar formas saudáveis de lidar com a incerteza que se vai manter doravante, sobretudo nesta 2ª vaga da pandemia. Prevenir e agir desde o início do ano em vez de tentar remediar pode ser uma medida mais acertada. Ficam aqui algumas sugestões para pais/familiares e professores:

Pais (Pré-escola e 1º ciclo)

  • Nomeie os sentimentos que a criança pode sentir e tente ajudá-la a encontrar formas de lidar com cada um.
  • Fale sobre as novas regras da escola e da sala de aula e sobre o que deve fazer.
  • Procure estabelecer contacto com o professor/educador para saber como a criança está a reagir.
  • No regresso a casa, tente conversar com a criança e perceber como correu o dia, tentando dar-lhe ferramentas para lidar com situações inesperadas ou que não correram tão bem.
  • Fale sobre os sentimentos com as crianças: esta é uma estratégia eficaz para regular as respostas emocionais negativas, já que expressar sentimentos é reconhecido por ter benefícios para a saúde mental e física.
  • Não compare as reações emocionais do seu filho com o primo, o irmão, o vizinho, etc.

Professores e Educadores de infância

  • Relembre às crianças as regras e as condições da escola para prevenir a covid-19, isto motiva a colaboração e o cumprimento.
  • A informação consistente e transmitida para todos e implementada por todos os adultos que estão no mesmo espaço é fundamental para criar segurança.
  • Procure tomar decisões em função da realidade de cada criança e não de uma forma geral.
  • Fale sobre sentimentos e normalize aquilo que a criança está a sentir. Mostre que é importante expressar emoções e que podem ter sentimentos diferentes. Todos os sentimentos são esperados, mesmo os negativos.
  • Não ameace com o risco de COVID-19 para tentar obter obediência: “Não mexas, senão vais ficar contaminada!”
  • Favoreça a estabilidade e a consistência na sala para promover o desenvolvimento da regulação emocional das crianças.
  • Não encare as respostas emocionais como algo deliberado para dificultar o trabalho do educador.

 

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