Consultas à distância

Em que consiste este apoio?

Por intervenção psicológica à distância entende-se a prestação de serviços psicológicos com recurso a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Quais as vantagens deste modelo de intervenção?

A intervenção psicológica à distância pode ser uma opção viável para pessoas que, por algum motivo, não consideram a intervenção presencial como uma possibilidade.

Inerente a este modelo de intervenção podem ser identificadas várias vantagens:

  • Comodidade
  • Flexibilidade de horários
  • Evitamento de interrupção de processos terapêuticos

Que cuidados devo ter se optar por esta metodologia de intervenção?

Para a realização de intervenção psicológica à distância deverá considerar algumas dimensões essenciais ao seu bom funcionamento:

  • Local com condições físicas apropriadas (conforto; luminosidade; ausência de ruído)
  • Garantir a privacidade
  • Inexistência de interrupções
  • Confirme que tem um dispositivo tecnológico (computador; tablet…) a funcionar corretamente (câmara; microfone)
  • Ligação estável de Internet

Como atua o Psicólogo neste modelo de intervenção?

Quer a intervenção psicológica presencial quer à distância são orientadas pelos mesmos princípios profissionais e baseadas na evidência científica e no cumprimento do Código Ético e Deontológico dos Psicólogos Portugueses.
Ao optar por este serviço o cliente deve estar ciente das especiais dificuldades relacionadas com a privacidade. O psicólogo não tem condições de garantir privacidade absoluta neste tipo de comunicação.

Como se procede o agendamento e ao pagamento?

Para agendar uma consulta num modelo de intervenção à distância por favor utilize um dos nossos contactos (telefónico ou e-mail) apresentados abaixo, indicando os dados solicitados.

Aquando da realização deste agendamento, por favor disponibilize a seguinte informação:

  • Nome Completo (do cliente)
  • Idade
  • Morada
  • NIF
  • Telefone
  • E-mail

O número de consultas a serem realizadas divergem conforme a situação específica de cada pessoa.
O pagamento deverá ser realizado integralmente até o dia útil imediatamente anterior do agendamento da consulta, de modo a garantir a sua confirmação.

Que procedimentos devem ser garantidos?

O agendamento das consultas online implica a leitura e assinatura de uma norma de consentimento informado que será enviado aquando da confirmação da primeira consulta. O cliente é informado de todas as limitações e especificidades decorrentes da intervenção psicológica à distância, que podem ser discutidas com o psicólogo que, ao propô-las, delas está ciente. Para garantir níveis de eficácia comparáveis aos do regime presencial, é fundamental uma ligação à internet e a garanta 1 hora de privacidade.

Em que horário posso ter consulta?

Ao manifestar interesse por este tipo de intervenção deverá indicar os seus contactos de e-mail e telemóvel, indicando as suas preferências. Procuraremos encontrar um Psicólogo que o possa atender no horário solicitado. Caso não seja possível, indicaremos as nossas possibilidades de atendimento.

Como será selecionado o Psicólogo que me vai atender?

O pedido de consulta é distribuído pela diretora clínica do Psiquilibrios, Vera Ramalho, que procura sempre adequar o Psicólogo/a à problemática apresentada pelo cliente, a sua idade e, de seguida, a sua disponibilidade de horário para as consultas. Nem todos os psicólogos do Psiquilibrios atendem em regime online.

Que plataforma é utilizada para o atendimento online?

A plataforma habitualmente utilizada para o atendimento online é a plataforma ZOOM. No entanto, as consultas podem também ser realizadas por Skype. Para tal, basta que especifique esta preferência no momento em que realizar o agendamento da consulta.

Estou interessado neste modelo de intervenção, mas tenho algumas dúvidas. A quem posso recorrer?

Estamos disponíveis para responder a todas as suas questões. Se ficou com alguma dúvida ou se gostaria de obter mais informação por favor contacte: psiquilibrios@gmail.com

Loading...