Loja online

-15%

Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula

Comportamento, aprendizagem e ensinagem na ordem e desordem da sala de aula procura evidenciar a necessidade de, no espaço de sala de aula ou nas escolas, enfatizar o ensino de comportamentos, pró-sociais ou académicos, e não tanto a correcção de comportamento ou de sub-realizações. Pretende-se igualmente contrariar o movimento de medicalização do ensino e da aprendizagem, que não pára de se acentuar, em larga medida como resposta desesperada à percepção de fracasso no cumprimento das metas (em boa verdade miríficas) da escolaridade obrigatória. Infelizmente, a tendência para considerar como doença os comportamentos da indisciplina e de aprendizagem constitui uma parte (muito séria) do problema e não da sua resolução. Porque etiologicamente errada e porque alimenta infundidas esperanças de curas mágicas e rápidas de algo que não tem que ser curado, porque não existe doença. A principal novidade deste novo livro reside na primeira parte, que é inteiramente nova e representa um esforço de reflexão sobre o ensino, sobre a aprendizagem e sobre a organização escolar e social, que se espera possa contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos educacionais, escolares ou familiares.

 

Índice da obra

Prefácio
Parte I – O problema da disciplina nas escolas
Sobre as causas da indisciplina
Factores exossistémicos
Factores macrossistémicos
Factores Mesossistémicos
Factores Microssistémicos

Parte II – Alunos problemáticos
Tipos de alunos problemáticos
Alunos com problemas de hostilidade
Alunos hostis-agressivos e alunos desafiadores
Alunos passivos-agressivos
Alunos com problemas de realização escolar

Parte III – A gestão de salas de aula problemáticas
As tarefas do ensino na sala de aula
O que é um professor eficaz
O que faz um professor eficaz

Organização e estrutura das salas de aula
Propriedades de uma sala de aula
Aspectos essenciais da organização de uma sala de aula
Fases da aula
Estruturas de participação

As estratégias dos professores eficazes no estabelecimento da ordem na sala de aula
A importância do primeiro dia de aulas
O estabelecimento de regras e procedimentos
A gestão das transições e Interrupções
O delicado balanço entre a gestão da sala de aula e a realização dos trabalhos escolares
A intervenção nos comportamentos problemáticos

Notas Finais
Referências
Anexo 1 – Questionário de estilos de gestão de sala de aula

17,65  15,00 

REF: 978-989-8333-00-1 Categoria: EAN:9789898333001Editor:PsiquilíbriosTema:Psicologia da EducaçãoColecção:Psicologia da EducaçãoAutor(es):João A. LopesANO:2009Páginas:253
Loading...