Loja online

-40%
Título:

Criatividade: Conceito, Necessidades e Intervenção

Este livro assume três objetivos. Espera-se com ele contribuir para o esclarecimento de um conceito multifacetado, simultaneamente sedutor e complexo, e de forte relevância para o bem-estar individual e social. Procura-se identificar algumas lacunas formativas, tomando personagens importantes no contexto educativo, como os psicólogos e professores. Deseja-se ainda incentivar práticas interventivas no domínio da criatividade, narrando experiências e resultados e mostrando assim não só a pertinência, mas também a possibilidade dessa aposta. Pretende-se fornecer um instrumento de trabalho, conceptual e prático, para que indivíduos e instituições criativas sejam cada vez mais uma presença no quotidiano.

A criatividade é uma temática que encerra contradições não só conceptualmente, mas até nas formas, temporais, espaciais e de investimento que revestem o seu estudo. Por outro lado, se a criatividade é internacionalmente um dos alvos mais atractivos de investigação, avaliação e intervenção no âmbito educativo, e já num percurso longo, em Portugal ainda se está firmando como domínio de saber e de práticas intencionais. Por outro, se trabalhar criatividade na Educação é consensualmente reconhecido como algo fundamental, várias são ainda as necessidades que se subsistem quando se quer pôr em prática tal investimento.

Índice da obra

Notas sobre os autores
Prefácio
Parte I: Conceito
Capítulo I – Creativity: An internatinal imperative for society and the individual – Bonnie Cramond
Capítulo II – Criatividade: Perspectiva integrativa sobre o conceito e a sua avaliação – Adelinda Araújo Candeias
Capítulo III – Criatividad en los dominios artístico y científico y sus correlatos educativos – Manuela Romo
Capítulo IV – Dirigir la creatividad: Una aproximación al funcionamiento intelectual de los directores de cine – Antoni Castelló Tarrida & David Casulleras Femenia

Parte II – Necessidades
Capítulo V – Creative teaching and learning in the UK: Early researchand some subsequent developments – Marilyn Fryer
Capítulo VI – Criatividade em contexto escolar: Representações de professores dos Ensinos Básico e Secundário – Maria de Fátima Morais & Ivete Azevedo
Capítulo VII – Avaliação da precocidade para a entrada antecipada na escola: A negligência da criatividade – Ana Sofia Melo & Leandro S. Almeida

Parte III – Intervenção
Capítulo VIII – Promoção de Ethos criativo – Sara Bahia
Capítulo IX – Estratégia promotoras da creatividade – Sónia Mairos Nogueira & Marcelino Pereira
Capítulo X – Estimular a criatividade: O programa de enriquecimento escolar “Odisseia” – Lúcia Miranda & Leandro S. Almeida
Capítulo XI – O ensino criativo como intenção de promover a comunicação professor-aluno – Fernando Sousa
Capítulo XII – Critividade e auto-eficácia na educação musical – João Nogueira

Preço:18.00€

agora 10.80€

REF: 978-989-95522-5-8 Categoria: EAN:9789899552258Editor:PsiquilíbriosTema:Psicologia da EducaçãoColecção:Psicologia da EducaçãoAutor(es):M Fátima Morais & Sara BahiaANO:2008Páginas:335
Loading...