Este livro pretende ser um contributo para intervenções no campo da educação e psicologia. Apresenta investigação realizada em dois contextos de vida que se interligam, na perspectiva da experiência humana, mas nem sempre aparecem reunidos na literatura científica – contextos educativos e contextos comunitários. O livro organiza-se em duas partes, uma dedicada a contextos escolares e outra a contextos comunitários, compostas, cada uma, por quatro capítulos.
Índice
PARTE I – Prevenir ou Remediar – Contextos Escolares
Capítulo 1: O PSICÓLOGO ESCOLAR FACE AOS DESAFIOS DA ESCOLA DE FUTURO
Leandro S. Almeida, Amanda Franco, Diana L. Soares, Ana Filipa Alves e Paula Gonçalves
Capítulo 2: PADRÕES DE UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA ADOLESCÊNCIA
Andreia Morais Ribeira e Teresa Medeiros
Capítulo 3: ESTUDANTES MAIORES DE 23 ANOS: ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E SUPORTE SOCIAL
Andreia Morais Ribeira e Teresa Medeiros
Capítulo 4: EDUCAÇÃO ESCOLAR E EXTRAESCOLAR
Osvaldo Furtado e Margarida Damião Serpa
PARTE II – Prevenir ou Remediar – Contextos Familiar e Comunitário
Capítulo 5: VIGILÂNCIAS E INTERROGAÇÕES EM TORNO DO PODER: EM PROL DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA CRÍTICA
Nuno Santos Carneiro e Conceição Nogueira
Capítulo 6: SENTIR, PENSAR E AGIR: SINGULARIDADES DE ADOLESCENTES BENEFICIÁRIOS DE RSI
Natacha Machado, Fernando Diogo e Isabel Estrela Rego
Capítulo 7: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. FATORES PROTETORES PARA JOVENS EM RISCO
Rita Medeiros Silva e Helena Águeda Marujo
Capítulo 8: MEDIAÇÃO FAMILIAR PARA PAIS EM DESACORDO
Maria José Feijó Correia e Suzana Nunes Caldeira
16,00 € 11,20 €
Loading...