Loja online

-50%
Título:

Prevenir ou Remediar?

Contextos para a intervenção em psicologia

No momento histórico, cultural e social que atravessamos, questiona-se o papel social dos psicólogos. Não lhe cabendo reduzir a ansiedade da incerteza fora dos contextos clínicos de superação da crise vivenciada, os psicólogos podem ter um importante papel preventivo tomando as vertentes positivas dos desafios inerentes à incerteza e complexidade presentes. Nesta altura, pensando nos contextos educativos e contextos comunitários de vida, importa capacitar os indivíduos, os grupos humanos e a sociedade no seu todo para os compromissos e equilíbrios a construir. A leitura deste livro serve, em nossa opinião, este objetivo. – Leandro S. Almeida

Os desafios da sociedade contemporânea exigem cada vez mais de nós, enquanto indivíduos e enquanto profissionais de psicologia. O conhecimento sobre a pluralidade de problemáticas atuais assente em sólidas contribuições empíricas e teóricas torna-se uma necessidade e uma exigência para a construção de respostas de intervenção e prevenção, em contexto educativo e comunitário, que permitam contribuir para a igualdade e equidade de oportunidades para todos. – Armanda Gonçalves

Este livro pretende ser um contributo para intervenções no campo da educação e psicologia. Apresenta investigação realizada em dois contextos de vida que se interligam, na perspectiva da experiência humana, mas nem sempre aparecem reunidos na literatura científica – contextos educativos e contextos comunitários. O livro organiza-se em duas partes, uma dedicada a contextos escolares e outra a contextos comunitários, compostas, cada uma, por quatro capítulos.

Índice

PARTE I – Prevenir ou Remediar – Contextos Escolares

Capítulo 1: O PSICÓLOGO ESCOLAR FACE AOS DESAFIOS DA ESCOLA DE FUTURO
Leandro S. Almeida, Amanda Franco, Diana L. Soares, Ana Filipa Alves e Paula Gonçalves
Capítulo 2: PADRÕES DE UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA ADOLESCÊNCIA
Andreia Morais Ribeira e Teresa Medeiros
Capítulo 3: ESTUDANTES MAIORES DE 23 ANOS: ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E SUPORTE SOCIAL
Andreia Morais Ribeira e Teresa Medeiros
Capítulo 4: EDUCAÇÃO ESCOLAR E EXTRAESCOLAR
Osvaldo Furtado e Margarida Damião Serpa

PARTE II – Prevenir ou Remediar – Contextos Familiar e Comunitário

Capítulo 5: VIGILÂNCIAS E INTERROGAÇÕES EM TORNO DO PODER: EM PROL DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA CRÍTICA
Nuno Santos Carneiro e Conceição Nogueira
Capítulo 6: SENTIR, PENSAR E AGIR: SINGULARIDADES DE ADOLESCENTES BENEFICIÁRIOS DE RSI
Natacha Machado, Fernando Diogo e Isabel Estrela Rego
Capítulo 7: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. FATORES PROTETORES PARA JOVENS EM RISCO
Rita Medeiros Silva e Helena Águeda Marujo
Capítulo 8: MEDIAÇÃO FAMILIAR PARA PAIS EM DESACORDO
Maria José Feijó Correia e Suzana Nunes Caldeira

Preço:16.00€

agora 8.00€

REF: 978-989-8333-16-2 Categoria: EAN:9789898333162Editor:PsiquilíbriosTema:Psicologia da EducaçãoColecção:Psicologia da EducaçãoAutor(es):Isabel Estrela Rego & Suzana Nunes Caldeira (Coord.)ANO:2013Páginas:226
Loading...