O Programa Promoção Cognitiva pretende ser um instrumento ao serviço de psicólogos e professores para o treino das habilidades cognitivas dos adolescentes. Este volume em CD-ROM entende-se como o Caderno de Atividades, sendo que a aplicação destas atividades deve ser apoiada pelo Manual do programa, onde são apresentadas as 15 sessões de treino e são prestadas várias informações e instruções para a sua aplicação. Nas sessões aqui apresentadas, verificamos uma sucessão deliberada de passos ou fases usadas na resolução de problemas. Esta sequência assume três momentos estruturais: codificação da nova informação, seu relacionamento e, finalmente, produção de uma resposta. Tais passos são objeto de treino sistemático e intencional, através do recurso a tarefas verbais, figurativas, numéricas e espaciais. Esta diversidade de conteúdos pretende atender às motivações dos alunos e à maior ou menor facilidade com o seu manuseio. Por outro lado, sendo certo que tais conteúdos se podem aproximar, em diverso grau, das diferentes disciplinas curriculares, esta diversidade pode aproximar o treino cognitivo das aprendizagens escolares. A utilização do Promoção Cognitiva pode ser feita em pequeno grupo ou individualmente, cabendo ao aplicador a decisão casuística das atividades a implementar, sua substituição ou complemento com outras, em função das necessidades do(s) sujeito(s) a quem o programa é aplicado. Como instrumento, o programa carece de “mão inteligente” para se atingirem os objetivos do treino cognitivo.
Notas:
Índice
Apresentação do Caderno de Atividades
Materiais das sessões
Sessão 1 – Constituição e funcionamento do grupo
Sessão 2 – Monitorização do pensamento na resolução de problemas
Sessão 3 – (De)codificação da informação
Sessão 4 – Comparação e informação
Sessão 5 – Organização da informação
Sessão 6 – Organização da informação (continuação)
Sessão 7 – Registo e ecocação de informação
Sessão 8 – Categorização da informação
Sessão 9 – Inferência de relações
Sessão 10 – Estabelecimento de correspondências
Sessão 11 – Dedução de implicações
Sessão 12 – Dedução de implicações (continuação)
Sessão 13 – Produção convergente de respostas
Sessão 14 – Produção de alternativas de resposta-pensamento divergente
Sessão 15 – Resolução de problemas
Soluções
Loading...