Loja online

Título:

Programa de Promoção Cognitiva (Manual)

Actividades de Treino Cognitivo na Adolescência

Esta é a 5ª Edição do Programa de Promoção Cognitiva. Professores e Psicólogos têm encontrado neste programa uma oportunidade sistemática e intencional para treinar processos e estratégias cognitivas em adolescentes a nível de três etapas na resolução de problemas, isto é, a codificação da informação, o seu relacionamento e a produção de respostas. Comentários e sugestões destes profissionais têm servido então o desenvolvimento deste instrumento de trabalho, sendo rentabilizados, mais uma vez, nesta reedição, a qual aparece com novidades no formato, em algumas tarefas, na autoria e com subtítulo. Tal como nas versões anteriores, a presente versão do Programa de Promoção Cognitiva identifica e justifica, para cada uma das 15 sessões que o compõem, o treino de processos cognitivos inerentes à resolução de problemas ou à própria aprendizagem, dando relevo à importância da metacognição e da auto-regulação do adolescente na sua modificabilidade cognitiva (perceber os processos cognitivos, compreender como executá-los e avaliá-los, tendo em vista uma melhor resolução]. Salienta-se também a diversificação dos conteúdos das tarefas, atendendo ao reforço das possibilidades de generalização das aprendizagens conseguidas no programa, especialmente para as situações escolares e quotidianas dos adolescentes. A aplicação das sessões pode ser feita em pequeno grupo ou individualmente, ficando tal opção a cargo do aplicador que, conhecedor dos objetivos e dos conteúdos do programa, deve fazer dele ativamente uma ferramenta o mais possível adequada às necessidades que enfrenta no seu quotidiano. Neste manual, as sessões do programa são fundamentadas e apresentadas nas suas metas e instruções específicas. Contudo, o Promoção Cognitiva é ainda composto por um Caderno de Atividades, com todos os materiais envolvidos na aplicação, o qual deve ser utilizado individualmente por cada adolescente.

Nota: O Manual do programa contém o CD de atividades.

Índice

Parte I

Apresentação do programa “Promoção Cognitiva”
Descrição do programa
Estrutura do programa
Condições de aplicação do programa
Referencias bibliográficas

Parte II

Descrição das sessões
Sessão 1 – Constituição e funcionamento do grupo
Sessão 2 – Monitorização do pensamento na resolução de problemas
Sessão 3 – (De)codificação da informação
Sessão 4 – Comparação e informação
Sessão 5 – Organização da informação
Sessão 6 – Organização da informação (continuação)
Sessão 7 – Registo e ecocação de informação
Sessão 8 – Categorização da informação
Sessão 9 – Inferência de relações
Sessão 10 – Estabelecimento de correspondências
Sessão 11 – Dedução de implicações
Sessão 12 – Dedução de implicações (continuação)
Sessão 13 – Produção convergente de respostas
Sessão 14 – Produção de alternativas de resposta-pensamento divergente
Sessão 15 – Resolução de problemas

REF: 978-989-95522-8-9 Categoria: EAN:9789899552289Editor:PsiquilíbriosTema:Psicologia da EducaçãoColecção:Psicologia da EducaçãoANO:2009Páginas:127
Loading...