Loja online

-10%
Título:

Como Promover as Competências Sociais e Emocionais das Crianças

Este livro surge no contexto dos programas da série Anos Incríveis e em continuidade ao livro Os Anos Incríveis,  – Guia de Resolução de Problemas para Pais de Crianças dos 2 aos 8 Anos de Idade, de Carolyn Webster-Stratton, e é dirigido aos profissionais que trabalham com crianças (educadores de infância e professores, mas também a todos os profissionais implicados na educação e desenvolvimento das crianças, quer em contexto escolar, quer em outros contextos educativos, como psicólogos, educadores sociais, elementos das Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos (ECAE) e da Intervenção Precoce ou outros). Estes profissionais contribuem fortemente, conjuntamente com as famílias, para que as crianças desenvolvam as designadas soft skills, essenciais para que no futuro sejam capazes de colaborar, comunicar e resolver problemas. Os pais poderão também beneficiar com a leitura deste livro, que propõe o aumento de práticas educativas positivas estimuladoras do desenvolvimento das competências sociais e emocionais, da resolução de problemas e do sucesso académico.

Inclui guiões práticos, atividades, imagens, planos e jogos que podem ser usados com crianças dos 3 aos 8 anos, e sugestões para lidar com crianças com hiperatividade, problemas de atenção e agressividade.

1.incredible_years

Índice

Capítulo 1 | Trabalhar com os pais 

Porque é que é importante colaborar e estabelecer parcerias com os pais?

Formas de promover o envolvimento parental

O modelo de parceria educadores-pais

Comunicação eficaz com os pais: pistas para estabelecer bons encontros

Capítulo 2 | Construir relações positivas com as crianças

Conheça as crianças e as suas famílias

Mostre que se interessa

Mostre às crianças que confia nelas

A importância de brincar com as crianças

Tornar a brincadeira mais eficaz

Capítulo 3 | O educador pró-ativo

Crie um ambiente de aprendizagem previsível e seguro

Use formas criativas para atrair e manter a atenção das crianças

Definição eficaz de limites e redirecionamento

Capítulo 4 | Promover o comportamento positivo: Atenção, incentivos e elogios

A importância da atenção, dos incentivos e dos elogios

As perguntas dos educadores

Torne os elogios e os incentivos mais eficazes

Use elogios gerais com grupos de crianças

Reconheça a dificuldade de aprender coisas novas

Duplique o efeito

Capítulo 5 | Usar incentivos para motivar as crianças

Tornar a aprendizagem palpável

Algumas perguntas dos educadores

Estabelecer objetivos

Escolher os incentivos mais eficazes

Reconhecimentos especiais e comemorações

Usar incentivos de equipa e de grupo e incentivos individuais

Outros princípios dos programas de incentivos eficazes

Capítulo 6 | Gerir os comportamentos inadequados: Ignorar e redirecionar

Ignorar o mau comportamento

Conclusões sobre o ignorar

Incentivar a automonitorização para comportamentos perturbadores

Redirecionar os comportamentos inadequados

Capítulo 7 | Gerir os comportamentos inadequados: consequências

naturais e lógicas

Consequências naturais e lógicas

Outras consequências

Capítulo 8 | Gerir o comportamento inadequado: o tempo de pausa

Passos para estabelecer um tempo de pausa ou um tempo para acalmar

Armadilhas na implementação do tempo de pausa

Outros princípios do tempo de pausa

Desenvolver a sua própria hierarquia de disciplina

Desenvolver um plano individual de comportamento

Envolver os pais nos planos de disciplina

Agir para além da disciplina

Capítulo 9 | Ensinar as crianças a resolverem problemas

Porque é que é necessário ensinar as crianças a resolverem problemas?

Que evidências empíricas existem a favor das estratégias de resolução de problemas?

O educador como modelo

Ensinar os passos para a resolução de problemas

Tornar a resolução de problemas mais eficaz

Capítulo 10 | Problemas com os pares e competências de amizade

Porque é que algumas crianças têm mais dificuldades em fazer amigos?

Ensinar as crianças a iniciarem uma interação e a entrarem num grupo

Ensinar as crianças mais novas a brincarem umas com as outras

Ensinar as crianças a seguirem instruções

Ensinar as crianças a falarem com os amigos

Usar conversas e atividades de aprendizagem para ensinar competências de amizade

Usar dramatizações para lidar com problemas típicos de relacionamento

Ensinar às crianças a resolução de problemas e conflitos

Ensinar as crianças a usarem o autodiálogo positivo

Elogiar e estabelecer programas de recompensas para crianças

com dificuldades sociais

Colaborar com os pais

Incentivar os pais a convidarem colegas para irem a casa

Incentivar os pais a brincarem com os seus filhos em casa

Como pode um educador ajudar a mudar a reputação negativa de uma criança

Capítulo 11 | Ajudar as crianças a aprenderem a lidar com as suas emoções

O que é a regulação emocional?

Como é que as crianças aprendem a regulação emocional?

O que determina a rapidez com que as crianças aprendem a regulação emocional?

O que podem os educadores fazer?

Usar jogos e atividades para promover o uso da linguagem sobre sentimentos

Usar jogos e atividades para promover a compreensão das emoções dos outros

Ensinar às crianças estratégias autocalmantes e de relaxamento

Usar o tempo de pausa para explosões emocionais inadequadas

Identificar situações que desencadeiam explosões emocionais

Trabalhar em colaboração com os pais

Preço:24.50€

agora 22.05€

REF: 978-972-97388-7-6 Categoria: EAN:9789729738876Editor:PsiquilíbriosTema:Psicologia e EducaçãoColecção:PsicologiaANO:2017Páginas:280
Loading...