Equipa

Ana Sofia Melo

Doutorada pelo Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação – Universidade do Minho. Mestre em Psicologia Escolar e da Educação pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com título de Especialista em Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Necessidades Educativas Especiais e de Orientação Vocacional. Membro da Direção Nacional da ANEIS (Associação nacional para o estudo e intervenção na sobredotação). O seu trabalho tem-se centrado na intervenção psicológica com crianças e adolescentes, na formação/lecionação e na investigação em áreas relacionadas com a psicologia e o campo da educação.

Armanda Gonçalves

Doutorada em Psicologia Clínica (Universidade do Minho, 2009). Licenciada em Psicologia (área de Psicologia Clínica e da Saúde) pela Universidade do Minho (1999). Frequentou o curso de formação profissional de intervenção sistémica e familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Universidade Católica Portuguesa Braga.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Faz psicoterapia com adolescentes, adultos, casais e famílias. O seu trabalho foca também as áreas das relações interpessoais, divórcio, luto e transições de vida. É autora de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Filipa Moreira

Médica psiquiatra da infância e da adolescência com Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2004-2010). Fez internato do ano comum no Centro Hospitalar do Médio Ave (2011). Especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Centro Hospitalar do Porto (2012-2016).
Formação em Terapia Familiar e em Psicoterapia Cognitivo-comportamental.

Filipa Pereira

Médica Psiquiatra, licenciada na faculdade de medicina da Universidade de Coimbra.

Fez a especialidade de Psiquiatria no hospital de Braga.

João Amorim

Doutorando em Psicologia na Universidad Ramon Llull (Barcelona)/Universidade Católica Portuguesa.  Mestre em Psicologia clínica e da saúde pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Desenvolve desde 2013 atividade como psicólogo clínico no Psiquilíbrios. A sua atividade tem-se focado na consulta e intervenção psicológica com crianças, adolescentes, adultos e casais, e na investigação visando o estudo e compreensão das relações românticas na idade adulta. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Leandro S. Almeida

Sócio Fundador do Psiquilíbrios e coordenador científico do Psiquilibrios Edições. Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Leciona disciplinas nos domínios da cognição e aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Coordena projetos de investigação sobre cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico e sobredotação. É autor de duas centenas de trabalhos, entre livros, capítulos de livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro, em particular em Espanha e no Brasil. Autor ou co-autor de algumas provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e da aprendizagem.

Miguel Gonçalves

Sócio Fundador do Psiquilíbrios e coordenador científico do Psiquilibrios Edições. É psicólogo, psicoterapeuta e Professor Catedrático Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Foi Diretor do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho e Vice-Presidente da Escola de Psicologia entre 2013 e 2017. Entre 2010 e 2015 foi Editor Associado da Revista Internacional Psychotherapy Research (Routledge).
Tem publicado internacionalmente sobre o processo de mudança narrativa em psicoterapia, estando neste momento a desenvolver um programa de investigação que analisa os processos narrativos que conduzem à mudança em diversos modelos psicoterapêuticos. É autor de mais de de 25 capítulos internacionais e de mais de 80 artigos em revistas internacionais com arbitragem por pares.

Livros publicados em Portugal:

  • Terapia narrativa da ansiedade, em co-autoria com Margarida R. Henriques (Psiquilibiros Edições).
  • Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção conversacional da mudança, em co-autoria com Óscar F. Gonçalves (Quarteto)
  • Psicoterapia: Uma arte retórica (Quarteto)
  • Pôr o Medo a fugir: As aventuras da Joana contra o Medo (Psiquilibiros Edições)
  • Terapia Centrada nas Soluções (Psiquilibiros Edições).
  • Terapia Narrativa da Re-autoria (Psiquilibiros Edições).

Óscar Ribeiro

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto e licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho. Tem especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicogerontologia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Professor Auxiliar convidado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e Professor Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto, onde é responsável pela área da Psicologia. É, ainda, Professor Afiliado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Colaborador Internacional no Aging Mind Initiative (Univesity of Queensland). Compatibiliza a sua atividade docente e de investigação (Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos, UNIFAI e Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, CINTESIS) com o trabalho clínico de avaliação psicológica e psicoterapia com adultos, idosos e casais. Tem particular conhecimento na área das relações interpessoais, demências, depressão geriátrica, apoio ao idoso em luto e em transições de vida.

Livros publicados em Portugal:

  • Manual de Gerontologia
  • Manual de Envelhecimento ativo

Sara Martins

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, com pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Mestre e Formadora em Gestão de Recursos Humanos.
Desenvolve desde 2007 atividade como psicóloga clínica no Psiquilíbrios.
O seu trabalho clínico tem-se centrado na psicoterapia com crianças, adolescentes e jovens adultos, com principal foco em perturbações de humor (depressão), ansiedade, enurese/encoprese, perturbações de comportamento, divórcio, gestão parental, relações interpessoais.

Vera Ramalho

Diretora geral do Psiquilibrios. Mestre em Psicologia pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, com pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Frequentou o curso de formação profissional de intervenção sistémica e familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. O seu trabalho clínico dedica-se à psicoterapia com crianças, adolescentes, casais e famílias e à formação na área da Psicologia e Educação. Autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Colabora com jornais e revistas locais e regionais, escrevendo artigos para o público em geral sobre temáticas relacionadas com a parentalidade, perturbações de ansiedade, desenvolvimento psicossocial, divórcio, etc.. Participação enquanto oradora e na publicação de artigos e posters em vários congressos nacionais e internacionais. Promove Programas de Educação Parental e sessões de esclarecimento sobre temas relacionados com a Psicologia para a comunidade em geral. Orientadora de estágios curriculares da Universidade do Minho e de estágios profissionais da ordem dos psicólogos portugueses, no Psiquilibrios.

Livros publicados:

  • Lá em casa mandam eles? Como lidar com as birras, a oposição e o desafio
  • Bully: Um mauzão que gostava de magoar os seus colegas
  • O Birras queria ser da família da Clara!
  • As viagens da Asinhas pelo mundo da adoção: Uma história de descobertas e sentimentos
Loading...

Centro de Preferências de Privacidade