Equipa

Ana Sofia Melo

Doutorada em Ciências da Educação – especialidade em Psicologia da Educação (Universidade do Minho). Mestre em Psicologia Escolar e da Educação (Universidade do Minho, 2007), com Licenciatura em Psicologia (Universidade do Minho, 2000). O seu trabalho tem-se centrado na intervenção psicológica educacional e clínica com crianças e adolescentes; consultoria com psicólogos, pais e professores; formação/lecionação e investigação em áreas relacionadas com a psicologia e o campo da educação. É autora de artigos científicos publicados em revistas e livros da especialidade, com apresentação de trabalhos em congressos científico-profissionais nacionais e internacionais. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com título de Especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.

Armanda Gonçalves

Doutorada em Psicologia Clínica (Universidade do Minho, 2009). Licenciada em Psicologia (área de Psicologia Clínica e da Saúde) pela Universidade do Minho (1999). Frequentou o curso de formação profissional de intervenção sistémica e familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Universidade Católica Portuguesa Braga.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Faz psicoterapia com adolescentes, adultos, casais e famílias. O seu trabalho foca também as áreas das relações interpessoais, divórcio, luto e transições de vida. É autora de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Daniela Silva

Doutorada em Psicologia, domínio de conhecimento de Psicologia Vocacional, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. Título reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional com Especialidade avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. Formadora e investigadora, tendo publicado livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Intervenção psicológica educacional e clínica com crianças e adolescentes (ansiedade, necessidades educativas especiais, Dificuldades de aprendizagem). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Membro fundador da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira.

Filipa Pereira

Médica Psiquiatra, licenciada na faculdade de medicina da Universidade de Coimbra.

Fez a especialidade de Psiquiatria no hospital de Braga.

João Amorim

Doutorando em Psicologia na Universidad Ramon Llull (Barcelona)/Universidade Católica Portuguesa.  Mestre em Psicologia clínica e da saúde pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Desenvolve desde 2013 atividade como psicólogo clínico no Psiquilíbrios. A sua atividade tem-se focado na consulta e intervenção psicológica com crianças, adolescentes, adultos e casais, e na investigação visando o estudo e compreensão das relações românticas na idade adulta. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

João Tiago Oliveira

Doutorado em Psicologia Aplicada – Psicologia Clínica (Universidade do Minho), é atualmente Professor Auxiliar Convidado da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Investigador do Centro de Investigação em Psicologia da mesma Universidade, tem desenvolvido trabalhos no domínio dos processos de mudança em psicoterapia. Tem participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais e é autor de várias publicações científicas em jornais e livros da especialidade. A sua prática clínica tem-se centrado, maioritariamente, na consulta individual de adultos, com foco nas Perturbações Depressivas e de Ansiedade. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Leandro S. Almeida

Sócio Fundador do Psiquilíbrios e coordenador científico do Psiquilibrios Edições. Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Leciona disciplinas nos domínios da cognição e aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Coordena projetos de investigação sobre cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico e sobredotação. É autor de duas centenas de trabalhos, entre livros, capítulos de livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro, em particular em Espanha e no Brasil. Autor ou co-autor de algumas provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e da aprendizagem.

Miguel Gonçalves

Sócio Fundador do Psiquilíbrios e coordenador científico do Psiquilibrios Edições. É psicólogo, psicoterapeuta e Professor Catedrático Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Foi Diretor do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho e Vice-Presidente da Escola de Psicologia entre 2013 e 2017. Entre 2010 e 2015 foi Editor Associado da Revista Internacional Psychotherapy Research (Routledge). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com especialidade avançada em Psicoterapia, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Tem publicado internacionalmente sobre o processo de mudança narrativa em psicoterapia, estando neste momento a desenvolver um programa de investigação que analisa os processos narrativos que conduzem à mudança em diversos modelos psicoterapêuticos. É autor de mais de de 25 capítulos internacionais e de mais de 80 artigos em revistas internacionais com arbitragem por pares.

Livros publicados em Portugal:

  • Terapia narrativa da ansiedade, em co-autoria com Margarida R. Henriques (Psiquilibiros Edições).
  • Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção conversacional da mudança, em co-autoria com Óscar F. Gonçalves (Quarteto)
  • Psicoterapia: Uma arte retórica (Quarteto)
  • Pôr o Medo a fugir: As aventuras da Joana contra o Medo (Psiquilibiros Edições)
  • Terapia Centrada nas Soluções (Psiquilibiros Edições).
  • Terapia Narrativa da Re-autoria (Psiquilibiros Edições).

Óscar Ribeiro

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto e licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho. Professor de psicologia na Universidade de Aveiro e investigador na área do envelhecimento no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialização avançada em Psicogerontologia, colabora com o Psiquilibrios desde 2011. É, ainda, Professor Afiliado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Tem particular conhecimento na área das relações interpessoais, perdas e transições de vida na adultez, demências e depressão geriátrica.

Livros publicados:

  • Manual de Gerontologia
  • Manual de Envelhecimento ativo

Rita Rodrigues

Médica psiquiatra da infância e da adolescência. Mestre em Medicina pela Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Formação teórica em Psicoterapia Cognitivo-comportamental e, atualmente, a realizar supervisão, pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva. Formação em intervenção e avaliação de Perturbações do Espectro do Autismo: Floor-time (programa DIR), escala ADOS e intervenção PEERS (Social Skills for Teenagers with Developmental and Autism Spectrum Disorders). Experiência como líder de grupos de treino parental do programa “Anos Incríveis”, básico (2-8 anos de idade) e grupos de pais de doentes com diagnóstico de PHDA. Especialização em Ciências Médico-Legais pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em 2016/2017.

Sara Martins

Psicóloga licenciada pela Universidade do Minho (2007), com pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
Mestre e Formadora em Gestão de Recursos Humanos.
Desenvolve desde 2007 atividade como psicóloga clínica no Psiquilíbrios.
O seu trabalho clínico tem-se centrado na psicoterapia com crianças, adolescentes e jovens adultos, com principal foco em perturbações de humor (depressão), ansiedade (Perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade de separação, ansiedade de desempenho), enurese/encoprese, perturbações de comportamento, divórcio, gestão parental, relações interpessoais. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Vera Ramalho

Diretora geral do Psiquilibrios (incluindo Psiquilibrios Edições), onde exerce também funções de psicóloga clínica. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (2000/2002), com Licenciatura em Psicologia na mesma universidade (1998). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Frequentou o curso de formação profissional de intervenção sistémica e familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. A sua prática clínica dedica-se à psicoterapia com crianças, adolescentes, casais e famílias e à formação na área da Psicologia e Educação.

Autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Colabora com jornais e revistas locais e regionais, escrevendo artigos para o público em geral sobre temáticas relacionadas com a parentalidade, perturbações de ansiedade, desenvolvimento psicossocial, divórcio, etc.. Participação enquanto oradora e na publicação de artigos e posters em vários congressos nacionais e internacionais. Formadora nas áreas da Intervenção Parental e Psicopatologia em Crianças e Adolescentes para psicólogos e para a comunidade em geral. Líder certificada de grupos de treino parental no Programa “Os Anos Incríveis”. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Orientadora de estágios curriculares da Universidade do Minho e de estágios profissionais da ordem dos psicólogos portugueses, no Psiquilibrios.

Livros publicados:

  • Lá em casa mandam eles? Como lidar com as birras, a oposição e o desafio
  • Bully: Um mauzão que gostava de magoar os seus colegas
  • O Birras queria ser da família da Clara!
  • As viagens da Asinhas pelo mundo da adoção: Uma história de descobertas e sentimentos
Loading...