Como funcionam as consulta de crianças e adolescentes
A primeira consulta ocorre somente com os pais (ou seus representantes legais) e foca-se no conhecimento do que os preocupa e motiva o pedido de consulta. Na consulta seguinte, é realizada a entrevista psicológica com a criança/adolescente.
O Psiquilibrios privilegia o envolvimento dos pais nas consultas, considerando que para uma ajuda eficaz este processo deve ser partilhado. Assim, os pais são convidados a ser uma espécie de coterapautas, mudando comportamentos que não se revelam eficazes ou adequados ao desenvolvimento da criança.
GEROPSICOLOGIA CLÍNICA
Consultas de avaliação psicológica e intervenção psicoterapêutica especificamente destinadas aos mais velhos (60+ anos) e suas problemáticas de saúde mental mais comuns, designadamente declínios cognitivos (demências), de foro emocional, relacional/familiar, ansiedade, depressão geriátrica e apoio ao idoso em luto. Esta modalidade é realizada por um Psicólogo com especialidade avançada em gerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
TERAPIA DE CASAL
A Terapia de Casal está indicada para casais que estão com dificuldades no seu relacionamento, designadamente, dificuldades que envolvam a comunicação ou relacionadas com a forma como gerem os seus conflitos. Ao nível da comunicação, por exemplo, o casal pode perder-se em acusações mútuas, críticas, silêncios longos ou mensagens com duplo sentido. Há muita dificuldade em colocar-se no lugar do outro e rigidez em tentar novas formas de resolver problemas.
O foco da intervenção na terapia de casal é a relação entre as duas pessoas e a sua melhoria, pelo que não são objetivos as mudanças na personalidade de um ou de ambos os elementos do casal. Caso se perceba que os problemas individuais de um dos membros do casal está a interferir com a relação de casal, a terapia individual pode ser aconselhada.
Com a a ajuda de terapeutas experientes, a terapia de casal também poderá ser um contexto adequado para ajudar casais que pretendam separar-se de forma harmoniosa e sem causar dano aos filhos.
ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
A Orientação Escolar e Profissional assume uma importância vital na preparação dos jovens face à complexidade do sistema educativo e das suas articulações com o mundo do trabalho.
Destina-se a alunos do 9.º ano: cuja tarefa vocacional consiste em optar por uma das duas hipóteses: prosseguimento de estudos, optando por uma área de estudos no 10.º ano; ou abandono dos estudos e ingresso na vida activa. Em qualquer dos casos, o objetivo primordial é planear a implementação da respectiva escolha.
Alunos do 12.º ano: apoio à tomada de decisão para o ingresso no Ensino Superior.
O objectivo fulcral é ajudar e apoiar os alunos na sua tomada de decisão, ao mesmo tempo que se procura promover certos aspectos de maturidade vocacional, importantes para a efectivação da tarefa vocacional que enfrentam neste período de transição. Com vista à consecução deste objectivo, podem-se inumerar um conjunto de outros objectivos considerados intermédios:
- Proporcionar a exploração do “self”, avaliando as capacidades e interesses dos alunos;
- Explorar informação relativa ao mundo escolar e profissional após o 9.º ano ou relativa ao ingresso no Ensino Superior;
- Promover um maior envolvimento pessoal dos alunos na construção do seu projecto vocacional, criando uma maior autonomia e responsabilização no processo de tomada de decisão;
- Promover competências de tomada de decisão vocacional;
- Constituir um suporte no processo de transição, assegurando apoio e auto-confiança.
ACONSELHAMENTO DE CARREIRA
Diversos são os motivos, sejam a insatisfação profissional, o desemprego, a reforma, dificuldades de adaptação, ou as mudanças do mercado de trabalho, a verdade é que cada vez mais pessoas questionam a dado momento as suas opções de carreira e sentem necessidade de mudança. Contudo, alguns mitos, receios e a sensação de estarem a vivenciar sentimentos e necessidades pouco propícias à sua faixa etária, juntamente com a uma perceção de falta de recursos ou ferramentas, pode dificultar a mobilização e envolvimento num projeto de mudança, sendo afetado assim, o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.
Como funciona?
Trata-se de uma relação segura que se estabelece entre a pessoa e um/a terapeuta especializado/a ao longo de algumas sessões de consulta, onde se pretende numa primeira fase explorar o problema/indecisão da pessoa, seguindo-se um conjunto de atividades cientificamente fundamentadas que pretendem potenciar a reflexão sobre o seu projeto de desenvolvimento de carreira a partir do aprofundamento do conhecimento de si e do meio envolvente. Pode também envolver trabalhar questões paralelas à carreira como bloqueios internos, intra e interpessoais, que estejam a dificultar a mobilização para a tomada de decisão e/ou implementação do projeto de desenvolvimento de carreira.
PSIQUIATRIA
A psiquiatria é uma especialidade da medicina que compreende as perturbações mentais de forma orgânica e utiliza medicamentos como tratamento de eleição. A medicação vai atuar sobre os sintomas que a pessoa apresenta.
Poderá ser importante associar a medicação com a psicoterapia, de modo a que a pessoa possa explorar e mudar, com ajuda do psicólogo, os pensamentos, sentimentos e comportamentos que se constituem um problema.
No Psiquilíbrios as consultas de psiquiatria são realizadas pela Dra Filipa Pereira.
PEDOPSIQUIATRIA/PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A Pedopsiquiatria é uma especialidade médica que aborda as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e adolescentes, procurando minimizar o seu impacto no desenvolvimento. Poderá ser benéfico o recurso a farmacologia de modo a amenizar os sintomas e poder iniciar o trabalho psicoterapêutico em equipa com um psicólogo.