CONSULTA DE PSICOLOGIA VOCACIONAL E ACONSELHAMENTO DE CARREIRA
A Consulta de Psicologia Vocacional pretende apoiar o desenvolvimento de carreira de jovens, jovens adultos e adultos favorecendo a tomada de decisões escolares e profissionais, a exploração e o planeamento da carreira, e a construção de projetos de vida.
Esta consulta pode apoiar o desenvolvimento de processos e recursos que preparam as pessoas para lidarem com os vários desafios de carreira em diferentes fases da vida, bem como, apoiar momentos de transição escolar, profissional ou de carreira.
Nos mais jovens, são exemplos de pedidos de consulta por parte dos mesmos e/ou dos seus pais, as questões relacionadas com a transição antecipada para o primeiro ciclo, indecisão na escolha de cursos de ensino secundário e/ou superior, a preparação para o mercado de trabalho, adaptação académica, entre outros.
Nos adultos, são exemplos de motivos de consulta, a insatisfação profissional, o desemprego, a reforma, dificuldades de adaptação, conflitos entre papéis de vida ou as mudanças do mercado de trabalho. Com efeito, muitas pessoas questionam a dado momento as suas opções de carreira e sentem necessidade de mudança. Contudo, alguns mitos, receios e a sensação de estarem a vivenciar sentimentos e necessidades pouco propícias à sua faixa etária, juntamente com a uma perceção de falta de recursos ou ferramentas, pode dificultar a mobilização e envolvimento num projeto de mudança, sendo afetado assim, o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.
Como funciona?
Trata-se de uma relação segura que se estabelece entre a pessoa e um/a psicólogo/a especializado/a ao longo de algumas sessões de consulta, onde se pretende numa primeira fase explorar o problema/indecisão da pessoa, seguindo-se um conjunto de atividades cientificamente fundamentadas e adaptadas à idade do cliente que pretendem potenciar a reflexão sobre o seu projeto de desenvolvimento de carreira a partir do aprofundamento do conhecimento de si e do meio envolvente. Pode também envolver trabalhar questões paralelas à carreira como bloqueios internos, intra e interpessoais, que estejam a dificultar a mobilização para a tomada de decisão e/ou implementação do projeto de desenvolvimento de carreira.