Loja online

-20%
Título:

Cognição e Linguagem: Definição, Avaliação e Intervenção

As proximidades entre cognição e linguagem são evidentes. As competências cognitivas auxiliam na estruturação do desenvolvimento da linguagem e, reciprocamente, as competências linguísticas ajudam a estruturar as funções cognitivas. Com maior incidência nos instrumentos de avaliação e nos programas de intervenção, este livro assegura aos investigadores, profissionais da educação e saúde uma visão científica atualizada da evolução recente nos campos da cognição e da linguagem.

Índice

 

Apresentação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5

Agradecimentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

Inteligência: definição estrutural e funcional

Leandro S. Almeida & M. Adelina Guisande. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

Conceito e desenvolvimento da linguagem infantil

Sandra Ferreira, Iria Botana Lois & Anabela Cruz-Santos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25

Enfoques del desarrollo cognitivo

Manuel Peralbo, Adina Dumitru, Manuel García,

Juan Carlos Brenlla & Pilar Vieiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41

Avaliação da inteligência através dos testes psicológicos

Leandro S. Almeida & Lurdes Brito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57

Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas

Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque,

M. Salomé Pinho & Octávio Moura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71

Avaliação da linguagem oral e escrita das crianças e adolescentes

Irene Cadime. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93

Desenvolvimento e perturbações da linguagem na infância

Iria Botana Lois, Mónica Vilameá Pérez & Anabela Cruz-Santos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109

Sistemas de evaluación e intervención en el Modelo PASS

Mar García-Señorán, Angeles Conde, Sonia Alfonso,

Yariel Hernández-Rosell & Martina Ares. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123

Avaliação e intervenção no âmbito da pragmática

Tatiana Pereira & Marisa Lousada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137

Efectos de la intervención temprana sobre el desarrollo infantil

Manuel Peralbo, Julio Pérez-López, Leona Reakhova,

Iria Botana & Montserrat Durán. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147

Preço:24.50€

agora 19.60€

Esta obra coletiva nasce da colaboração entre docentes e investigadores de diversas instituições de ensino superior, com trajetórias académicas consolidadas nas áreas da Psicologia, da Educação, da Educação Especial, da Terapia da Fala e de outras afins. A coordenação do livro esteve a cargo dos professores Anabela Cruz-Santos, Leandro S. Almeida e Manuel Peralbo Uzquiano, que, ao longo dos últimos anos, têm promovido, em diferentes contextos, projetos de investigação na avaliação e intervenção, centrados no desenvolvimento cognitivo e linguístico na infância e adolescência.

Categoria:
Loading...