As proximidades entre cognição e linguagem são evidentes. As competências cognitivas auxiliam na estruturação do desenvolvimento da linguagem e, reciprocamente, as competências linguísticas ajudam a estruturar as funções cognitivas. Com maior incidência nos instrumentos de avaliação e nos programas de intervenção, este livro assegura aos investigadores, profissionais da educação e saúde uma visão científica atualizada da evolução recente nos campos da cognição e da linguagem.
Índice
Apresentação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
Agradecimentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Inteligência: definição estrutural e funcional
Leandro S. Almeida & M. Adelina Guisande. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
Conceito e desenvolvimento da linguagem infantil
Sandra Ferreira, Iria Botana Lois & Anabela Cruz-Santos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
Enfoques del desarrollo cognitivo
Manuel Peralbo, Adina Dumitru, Manuel García,
Juan Carlos Brenlla & Pilar Vieiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
Avaliação da inteligência através dos testes psicológicos
Leandro S. Almeida & Lurdes Brito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas
Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque,
M. Salomé Pinho & Octávio Moura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
Avaliação da linguagem oral e escrita das crianças e adolescentes
Irene Cadime. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
Desenvolvimento e perturbações da linguagem na infância
Iria Botana Lois, Mónica Vilameá Pérez & Anabela Cruz-Santos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
Sistemas de evaluación e intervención en el Modelo PASS
Mar García-Señorán, Angeles Conde, Sonia Alfonso,
Yariel Hernández-Rosell & Martina Ares. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123
Avaliação e intervenção no âmbito da pragmática
Tatiana Pereira & Marisa Lousada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
Efectos de la intervención temprana sobre el desarrollo infantil
Manuel Peralbo, Julio Pérez-López, Leona Reakhova,
Iria Botana & Montserrat Durán. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
Preço:24.50€
agora 19.60€
Esta obra coletiva nasce da colaboração entre docentes e investigadores de diversas instituições de ensino superior, com trajetórias académicas consolidadas nas áreas da Psicologia, da Educação, da Educação Especial, da Terapia da Fala e de outras afins. A coordenação do livro esteve a cargo dos professores Anabela Cruz-Santos, Leandro S. Almeida e Manuel Peralbo Uzquiano, que, ao longo dos últimos anos, têm promovido, em diferentes contextos, projetos de investigação na avaliação e intervenção, centrados no desenvolvimento cognitivo e linguístico na infância e adolescência.
Loading...