O presente livro pretende ajudar o leitor a compreender o sentido da expressão “Dificuldades de Aprendizagem”, através da sua referenciação a quadros teóricos, características e aplicação, a avaliar indivíduos com esses problemas e a propor formas eficazes de os superar. Curiosamente, o autor, pelo subtítulo que escolheu, chama à referida expressão, que adquiriu uma arquitetura extremamente complexa e sofisticada, um “equívoco”. Efetivamente sê-lo-á sempre que não houver preocupação e competência científica para a diferenciar e utilizar, tanto em terminologia, níveis de gravidade, causas subjacentes, como em aplicações funcionais. A intenção do autor foi certamente a de tentar desfazer o equívoco!”
José Rebelo (Professor Catedrático da FPCE da Universidade de Coimbra. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem).
Neste livro, redigido no estilo próprio do seu autor, professores e psicólogos – assmidos como profissionais mais directamente implicados – encontramos suficientes elementos quanto à etiologia e metodologias de avaliação e intervenção na área das DA. Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autorprivilegia, quer a caracterização do ensino quwer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção. Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio.
Índice
Introdução
Parte I – História, caracterização e perspectivas teóricas das dificuldades de aprendizagem
1. Dificuldades de aprendizagem – história e desenvolvimento
2. Perspectivas acerca das dificuldades de Aprendizagem
A. Perspectivas intrínsecas
B. Perspectivas extrínsecas
C. Perspectivas mistas/interactivas
3. Definição e caracterização das dificuldades de aprendizagem
A. Definições, conceitos e noções
B. Causas das dificuldades de aprendizagem
C. Características cognitivas, comportamentais e relacionais das crianças com dificuldades de aprendizagem
D. Trajectórias de alunos com dificuldades de aprendizagem
Parte II – Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
1. Avaliação das dificuldades de aprendizagem
A. Questões gerais sobre a avaliação das dificuldades de aprendizagem
B. Avaliação em idade pré-escolar
C. Avaliação no 1º ciclo do ensino básico
D. Avaliação no 2º e 3º ciclos do ensino básico
E. Avaliação das dificuldades de aprendizagem após o 3º ciclo do básico?
2. Intervenção nas dificuldades de aprendizagem
A. Obstáculos e dificuldades a contornar no apoio a alunos com baixo rendimento académico/problemas de aprendizagem
B. O que resulta no apoio a alunos com baixo rendimento académico/problemas de aprendizagem
C. O que fazer com alunos com baixo rendimento académico/dificuldades de aprendizagem em regime de apoio directo
Conclusões
Referências
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