Loja online

-20%

Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem

A sofisticada arquitectura de um equívoco

Neste livro, redigido no estilo próprio do seu autor, professores e psicólogos – assmidos como profissionais mais directamente implicados – encontramos suficientes elementos quanto à etiologia e metodologias de avaliação e intervenção na área das DA. Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autorprivilegia, quer a caracterização do ensino quwer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção. Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio.

Índice

Introdução

Parte I – História, caracterização e perspectivas teóricas das dificuldades de aprendizagem
1. Dificuldades de aprendizagem – história e desenvolvimento
2. Perspectivas acerca das dificuldades de Aprendizagem
A. Perspectivas intrínsecas
B. Perspectivas extrínsecas
C. Perspectivas mistas/interactivas
3. Definição e caracterização das dificuldades de aprendizagem
A. Definições, conceitos e noções
B. Causas das dificuldades de aprendizagem
C. Características cognitivas, comportamentais e relacionais das crianças com dificuldades de aprendizagem
D. Trajectórias de alunos com dificuldades de aprendizagem

Parte II – Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
1. Avaliação das dificuldades de aprendizagem
A. Questões gerais sobre a avaliação das dificuldades de aprendizagem
B. Avaliação em idade pré-escolar
C. Avaliação no 1º ciclo do ensino básico
D. Avaliação no 2º e 3º ciclos do ensino básico
E. Avaliação das dificuldades de aprendizagem após o 3º ciclo do básico?
2. Intervenção nas dificuldades de aprendizagem
A. Obstáculos e dificuldades a contornar no apoio a alunos com baixo rendimento académico/problemas de aprendizagem
B. O que resulta no apoio a alunos com baixo rendimento académico/problemas de aprendizagem
C. O que fazer com alunos com baixo rendimento académico/dificuldades de aprendizagem em regime de apoio directo

Conclusões
Referências

15,50  12,40 

REF: 978-989-8333-05-6 Categoria: EAN:9789898333056Editor:PsiquilíbriosTema:Psicologia da EducaçãoColecção:Psicologia da EducaçãoAutor(es):João A. LopesANO:2010Páginas:199
Loading...