Pensado para Alunos, investigadores e profissionais da Psicologia e Educação, este livro descreve as fases e procedimentos que estruturam um projeto de investigação. Estes momentos devem ser considerados quer numa lógica de delimitação de informação e procedimentos, quer numa lógica de sequencialização ou interdependência das decisões a tomar. Os capítulos seguem essa sequência de passos ou fases na prossecução de um projeto e uma investigação, o que aumenta a clareza que se consegue imprimir à exposição dos vários assuntos.Com a quinta edição deste manual, esperamos ajudar todos aqueles que, no âmbito de uma formação inicial ou especializada, ou ainda no âmbito da sua prática profissional, se sentem muitas vezes “impotentes” face ao formalismo exagerado com que certos assuntos metodológicos surgem abordados. A redação deste livro teve, intencionalmente, uma preocupação didática, havendo um esforço para tornar claro e de fácil apreensão pelos leitores. Vão nesse sentido os esquemas, resumos, exemplificações e questões no final de cada capítulo.Importa clarificar que este livro não foi pensado como um compêndio de “receitas”. As opções metodológicas não se impõe, apenas moldam um projeto de investigação. Caberá ao investigador a liberdade e a responsabilidade das decisões a tomar face aos objetivos do seu estudo.
Índice
Introdução
CAPÍTULO I: A investigação psicológica
O conhecimento científico
Características do conhecimento científico
Produção do conhecimento científico
A investigação científica
Objectivos da investigação
Modelos de investigação
O processo de produção do conhecimento científico
Bibliografia
CAPÍTULO II: Problema, hipóteses e variáveis
Definição de um problema
Passos na definição de um problema
Revisão bibliográfica
Hipóteses
Classificação das hipóteses
Aceitação e rejeição das hipóteses
Variáveis
Estatuto das variáveis na investigação
Parâmetros de medida das variáveis
Natureza da medida das variáveis
Escalas de medida das variáveis
As variáveis no quadro dos modelos de investigação
Bibliografia
CAPÍTULO III: Procedimentos: Planos e amostras
Planos de investigação
Validade interna e externa
Factores que afectam a validade interna
Factores que afectam a validade externa
Grupos e momentos num plano
Grupos de sujeitos
Momentos da avaliação
Grupos e momentos da avaliação
Método experimental
Planos factoriais
Classificação dos planos
Método correlacional
Métodos qualitativos
População e amostras
População, amostra e sujeito
Processos e tipos de amostras
Amostras aleatórias simples
Amostras aleatórias estratificadas
Representatividade e significância das amostras
Estudos de grupo e caso único
Constituição dos grupos
Grupos em Psicologia Experimental e em Psicologia Diferencial
Estudos de caso único
Os sujeitos na investigação
Bibliografia
CAPÍTULO IV: Recolha de dados: Procedimentos e instrumentos
Procedimentos de construção
Recolha dos itens
Âmbito da prova
Formulação dos itens
Análise e selecção dos itens
Análises qualitativas
Análises quantitativas
Índice de dificuldade
As alternativas e o acaso nas respostas
Poder discriminativo
Relação entre índice de dificuldade e poder discriminativo
Poder discriminativo dos itens nas escalas
Validade externa
Validade interna versus validade externa
Teoria da resposta ao item (TRI)
Organização dos itens na prova
Administração da prova
O material
A aplicação
A cotação e interpretação dos resultados
Aferição dos resultados
Características metrológicas dos resultados
Sensibilidade dos resultados
Fidelidade ou fidedignidade dos resultados
Teste-reteste com a mesma forma de teste
Teste-reteste com formas paralelas
Acordo entre observadores
Bipartição dos itens ou duas metades
Consistência interna dos itens
Aspectos gerais sobre fidelidade
Erro padrão da medida
Validade dos resultados
Validade de conteúdo
Validade por referência a critério
Erro padrão de estimativa
Validade de conceito ou de construto
Normalização dos resultados
Correcção dos resultados
Necessidade de normas
Cálculo das normas
Normas centradas na média e desvio-padrão
Normas centradas na frequência
Classes normalizadas
Notas de idade
Interdependência e sentido das normas
Bibliografia
CAPÍTULO V: Análise e discussão dos resultados
Os dados, as análises e as conclusões
Tratamento dos dados
Dimensionalidade das escalas
Significância dos dados
Generalização, explicação e predição
Considerações éticas da investigação
Aspectos éticos na investigação e na observação
Aspectos a considerar num relatório científico
Bibliografia
Conclusão
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