Este segundo livro da Coleção Cadernos de Psicogerontologia apresenta um recurso de intervenção cujo objetivo central é promover uma comunicação positiva entre profissionais/cuidadores e pessoas mais velhas desorientadas e/ou com demência. Partindo de um modelo centrado na pessoa em que se respeitam e valorizam as emoções experienciadas sem corrigir erros factuais quando os mesmos ocorrem, a Validação remete para o precioso universo da empatia enquanto recurso fundamental de interação. Ao reconhecer as necessidades que as pessoas mais velhas procuram transmitir por meio de uma comunicação “não lógica” ou “incorreta” devido à sua condição, a Validação apresenta-se como uma estratégia clínica de comunicação que valoriza emoções, atitudes e comportamentos. Trata-se de uma abordagem que procura melhorar a comunicação entre díades de cuidado permitindo o estabelecimento de relações tão igualitárias, próximas e sinceras quanto possível.
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Este segundo livro da Coleção Cadernos de Psicogerontologia apresenta um recurso de intervenção cujo objetivo central é promover uma comunicação positiva entre profissionais/cuidadores e pessoas mais velhas desorientadas e/ou com demência. Partindo de um modelo centrado na pessoa em que se respeitam e valorizam as emoções experienciadas sem corrigir erros factuais quando os mesmos ocorrem, a Validação remete para o precioso universo da empatia enquanto recurso fundamental de interação. Ao reconhecer as necessidades que as pessoas mais velhas procuram transmitir por meio de uma comunicação “não lógica” ou “incorreta” devido à sua condição, a Validação apresenta-se como uma estratégia clínica de comunicação que valoriza emoções, atitudes e comportamentos. Trata-se de uma abordagem que procura melhorar a comunicação entre díades de cuidado permitindo o estabelecimento de relações tão igualitárias, próximas e sinceras quanto possível.
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