Razões de sobra para ter um animal de estimação!

Animais de estimação

Razões de sobra para ter um animal de estimação!

Os animais de estimação são uma ótima terapia natural para adultos e crianças. Não é à toa que se diz que o cão é o melhor amigo do homem: é fiel, companheiro, carinhoso. Os animais não fazem perguntas, nem manifestam desaprovação e recebem-nos sempre com boa disposição. A verdade é que nem todas as pessoas da sua família fazem isso, pois não?

No que concerne às crianças, aquelas que crescem com animais de estimação desenvolvem mais competências ao nível social, da comunicação, emocional e da autoestima. Os animais estimulam a curiosidade e a atenção das crianças. Para muitas delas, os animais são companheiros leais e confidentes, parceiros de brincadeiras, com quem aprendem e partilham sentimentos, como a alegria, a tristeza e o medo. A criança que convive com animais tende a ser mais sociável e menos individualista, pois o animal de estimação ensina a partilha, a tolerância e promove sentimentos positivos. Além disso, os animais ajudam as crianças a desenvolverem um sentido de responsabilidade e promovem a sua autonomia.

Os animais também podem trazer benefícios para a saúde. Alguns estudos apontam para o facto de que as crianças que tiveram algum tipo de animal de estimação até os cinco anos de idade, tornam-se, posteriormente, mais resistentes a algumas doenças, mais em concreto, a alergias e a doenças respiratórias.

Mas os benefícios dos animais não são somente para as crianças. A investigação com animais revela que os adultos também podem ganhar mais saúde se tiverem um animal de estimação. A presença dos animais consegue tranquilizar a pessoa, diminui o risco de doenças físicas e mentais, aumenta a autoestima e diminui o sentimento de solidão. Tal como acontece com as crianças, brincar, passear ou interagir com os animais ajuda os adultos a relaxar e a aliviar a tensão. Mesmo um curto tempo diário dedicado aos animais funciona como uma terapia.

Conversar e brincar com animais pode reduzir o estresse, sem contar com o carinho que eles são capazes de dar! Quem tem um animal de estimação conhece a sensação agradável de chegar a casa depois de um dia de trabalho e ser recebido com muita alegria! Esta sensação libertadora de endorfina no cérebro, uma hormona capaz de relaxar o ser humano, contribuiu para o seu bem-estar, controlo da pressão sanguínea e para a melhoria do sono.

Num momento em que o abandono de animais é um tema deveras atual, é imperativa a necessidade de sensibilizar para esta temática. Um animal necessita de cuidados. Antes de adotar ou adquirir um animal é preciso saber se a vida da família permite assumir a responsabilidade de ter um que irá depender totalmente da família para todas as suas necessidades, mesmo as mais básicas. Um animal exige tempo, disponibilidade e condições para proporcionar um crescimento e uma vida saudável. Assim, antes de ter um animal, é importante refletir se a família está preparada para suportar todas as mudanças que a chegada dele implica. Um dos aspectos a ter em conta é a existência de espaço adequado ao seu porte e às suas características.
Obviamente, o tempo disponível para o animal também é um fator a considerar. Mesmo com quintal em casa, os animais precisam de tempo de qualidade diário com os donos, dando-lhes atenção e ensinando-lhes o que podem ou não fazer.

A partir do momento em que decidir colocar um animal dentro de casa irá ter um novo membro na sua família: um amigo para todas as ocasiões que só pede em troca água, comida, um espaço confortável para dormir e muito, muito carinho! Como em qualquer relacionamento, todos devem estar conscientes de que os animais precisam de respeito e carinho.
Se já tem um animal e cuida bem dele, parabéns!

Animal de estimação

Identifica-se com este artigo? Se necessitar estamos à distância de um clique.

Li e aceito a política de privacidade desta página

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

Loading...