Este livro surge no contexto dos programas da série Anos Incríveis e em continuidade ao livro igualmente publicado pelo Psiquilibrios Edições: Os Anos Incríveis – Guia de Resolução de Problemas para Pais de Crianças dos 2 aos 8 Anos de Idade.
É dirigido aos profissionais que trabalham com crianças dos 3 aos 8 anos (educadores de infância e professores, mas também a todos os profissionais implicados na educação e desenvolvimento das crianças, quer em contexto escolar, quer em outros contextos educativos, como psicólogos, educadores sociais, elementos das Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos (ECAE) e da Intervenção Precoce ou outros).
Os pais poderão também beneficiar com a leitura deste livro, que propõe o aumento de práticas educativas positivas estimuladoras do desenvolvimento das competências sociais e emocionais, da resolução de problemas e do sucesso académico.
Índice
Capítulo 1 | Trabalhar com os pais
Porque é que é importante colaborar e estabelecer parcerias com os pais?
Formas de promover o envolvimento parental
O modelo de parceria educadores-pais
Comunicação eficaz com os pais: pistas para estabelecer bons encontros
Capítulo 2 | Construir relações positivas com as crianças
Conheça as crianças e as suas famílias
Mostre que se interessa
Mostre às crianças que confia nelas
A importância de brincar com as crianças
Tornar a brincadeira mais eficaz
Capítulo 3 | O educador pró-ativo
Crie um ambiente de aprendizagem previsível e seguro
Use formas criativas para atrair e manter a atenção das crianças
Definição eficaz de limites e redirecionamento
Capítulo 4 | Promover o comportamento positivo: Atenção, incentivos e elogios
A importância da atenção, dos incentivos e dos elogios
As perguntas dos educadores
Torne os elogios e os incentivos mais eficazes
Use elogios gerais com grupos de crianças
Reconheça a dificuldade de aprender coisas novas
Duplique o efeito
Capítulo 5 | Usar incentivos para motivar as crianças
Tornar a aprendizagem palpável
Algumas perguntas dos educadores
Estabelecer objetivos
Escolher os incentivos mais eficazes
Reconhecimentos especiais e comemorações
Usar incentivos de equipa e de grupo e incentivos individuais
Outros princípios dos programas de incentivos eficazes
Capítulo 6 | Gerir os comportamentos inadequados: Ignorar e redirecionar
Ignorar o mau comportamento
Conclusões sobre o ignorar
Incentivar a automonitorização para comportamentos perturbadores
Redirecionar os comportamentos inadequados
Capítulo 7 | Gerir os comportamentos inadequados: consequências
naturais e lógicas
Consequências naturais e lógicas
Outras consequências
Capítulo 8 | Gerir o comportamento inadequado: o tempo de pausa
Passos para estabelecer um tempo de pausa ou um tempo para acalmar
Armadilhas na implementação do tempo de pausa
Outros princípios do tempo de pausa
Desenvolver a sua própria hierarquia de disciplina
Desenvolver um plano individual de comportamento
Envolver os pais nos planos de disciplina
Agir para além da disciplina
Capítulo 9 | Ensinar as crianças a resolverem problemas
Porque é que é necessário ensinar as crianças a resolverem problemas?
Que evidências empíricas existem a favor das estratégias de resolução de problemas?
O educador como modelo
Ensinar os passos para a resolução de problemas
Tornar a resolução de problemas mais eficaz
Capítulo 10 | Problemas com os pares e competências de amizade
Porque é que algumas crianças têm mais dificuldades em fazer amigos?
Ensinar as crianças a iniciarem uma interação e a entrarem num grupo
Ensinar as crianças mais novas a brincarem umas com as outras
Ensinar as crianças a seguirem instruções
Ensinar as crianças a falarem com os amigos
Usar conversas e atividades de aprendizagem para ensinar competências de amizade
Usar dramatizações para lidar com problemas típicos de relacionamento
Ensinar às crianças a resolução de problemas e conflitos
Ensinar as crianças a usarem o autodiálogo positivo
Elogiar e estabelecer programas de recompensas para crianças
com dificuldades sociais
Colaborar com os pais
Incentivar os pais a convidarem colegas para irem a casa
Incentivar os pais a brincarem com os seus filhos em casa
Como pode um educador ajudar a mudar a reputação negativa de uma criança
Capítulo 11 | Ajudar as crianças a aprenderem a lidar com as suas emoções
O que é a regulação emocional?
Como é que as crianças aprendem a regulação emocional?
O que determina a rapidez com que as crianças aprendem a regulação emocional?
O que podem os educadores fazer?
Usar jogos e atividades para promover o uso da linguagem sobre sentimentos
Usar jogos e atividades para promover a compreensão das emoções dos outros
Ensinar às crianças estratégias autocalmantes e de relaxamento
Usar o tempo de pausa para explosões emocionais inadequadas
Identificar situações que desencadeiam explosões emocionais
Trabalhar em colaboração com os pais
24,50 € 19,60 €
REF: 978-972-97388-7-6
EAN: 9789729738876
Editor: Psiquilíbrios Edições
Tema: Psicologia e Educação
Coleção: Psicologia
ANO: 2017
Páginas: 280
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