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Como Promover as Competências Sociais e Emocionais das Crianças

Este livro surge no contexto dos programas da série Anos Incríveis e em continuidade ao livro igualmente publicado pelo Psiquilibrios Edições:  Os Anos Incríveis  – Guia de Resolução de Problemas para Pais de Crianças dos 2 aos 8 Anos de Idade.

É dirigido aos profissionais que trabalham com crianças dos 3 aos 8 anos (educadores de infância e professores, mas também a todos os profissionais implicados na educação e desenvolvimento das crianças, quer em contexto escolar, quer em outros contextos educativos, como psicólogos, educadores sociais, elementos das Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos (ECAE) e da Intervenção Precoce ou outros).

Os pais poderão também beneficiar com a leitura deste livro, que propõe o aumento de práticas educativas positivas estimuladoras do desenvolvimento das competências sociais e emocionais, da resolução de problemas e do sucesso académico.

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Índice

Capítulo 1 | Trabalhar com os pais 

Porque é que é importante colaborar e estabelecer parcerias com os pais?

Formas de promover o envolvimento parental

O modelo de parceria educadores-pais

Comunicação eficaz com os pais: pistas para estabelecer bons encontros

Capítulo 2 | Construir relações positivas com as crianças

Conheça as crianças e as suas famílias

Mostre que se interessa

Mostre às crianças que confia nelas

A importância de brincar com as crianças

Tornar a brincadeira mais eficaz

Capítulo 3 | O educador pró-ativo

Crie um ambiente de aprendizagem previsível e seguro

Use formas criativas para atrair e manter a atenção das crianças

Definição eficaz de limites e redirecionamento

Capítulo 4 | Promover o comportamento positivo: Atenção, incentivos e elogios

A importância da atenção, dos incentivos e dos elogios

As perguntas dos educadores

Torne os elogios e os incentivos mais eficazes

Use elogios gerais com grupos de crianças

Reconheça a dificuldade de aprender coisas novas

Duplique o efeito

Capítulo 5 | Usar incentivos para motivar as crianças

Tornar a aprendizagem palpável

Algumas perguntas dos educadores

Estabelecer objetivos

Escolher os incentivos mais eficazes

Reconhecimentos especiais e comemorações

Usar incentivos de equipa e de grupo e incentivos individuais

Outros princípios dos programas de incentivos eficazes

Capítulo 6 | Gerir os comportamentos inadequados: Ignorar e redirecionar

Ignorar o mau comportamento

Conclusões sobre o ignorar

Incentivar a automonitorização para comportamentos perturbadores

Redirecionar os comportamentos inadequados

Capítulo 7 | Gerir os comportamentos inadequados: consequências

naturais e lógicas

Consequências naturais e lógicas

Outras consequências

Capítulo 8 | Gerir o comportamento inadequado: o tempo de pausa

Passos para estabelecer um tempo de pausa ou um tempo para acalmar

Armadilhas na implementação do tempo de pausa

Outros princípios do tempo de pausa

Desenvolver a sua própria hierarquia de disciplina

Desenvolver um plano individual de comportamento

Envolver os pais nos planos de disciplina

Agir para além da disciplina

Capítulo 9 | Ensinar as crianças a resolverem problemas

Porque é que é necessário ensinar as crianças a resolverem problemas?

Que evidências empíricas existem a favor das estratégias de resolução de problemas?

O educador como modelo

Ensinar os passos para a resolução de problemas

Tornar a resolução de problemas mais eficaz

Capítulo 10 | Problemas com os pares e competências de amizade

Porque é que algumas crianças têm mais dificuldades em fazer amigos?

Ensinar as crianças a iniciarem uma interação e a entrarem num grupo

Ensinar as crianças mais novas a brincarem umas com as outras

Ensinar as crianças a seguirem instruções

Ensinar as crianças a falarem com os amigos

Usar conversas e atividades de aprendizagem para ensinar competências de amizade

Usar dramatizações para lidar com problemas típicos de relacionamento

Ensinar às crianças a resolução de problemas e conflitos

Ensinar as crianças a usarem o autodiálogo positivo

Elogiar e estabelecer programas de recompensas para crianças

com dificuldades sociais

Colaborar com os pais

Incentivar os pais a convidarem colegas para irem a casa

Incentivar os pais a brincarem com os seus filhos em casa

Como pode um educador ajudar a mudar a reputação negativa de uma criança

Capítulo 11 | Ajudar as crianças a aprenderem a lidar com as suas emoções

O que é a regulação emocional?

Como é que as crianças aprendem a regulação emocional?

O que determina a rapidez com que as crianças aprendem a regulação emocional?

O que podem os educadores fazer?

Usar jogos e atividades para promover o uso da linguagem sobre sentimentos

Usar jogos e atividades para promover a compreensão das emoções dos outros

Ensinar às crianças estratégias autocalmantes e de relaxamento

Usar o tempo de pausa para explosões emocionais inadequadas

Identificar situações que desencadeiam explosões emocionais

Trabalhar em colaboração com os pais

 

24,50  19,60 

REF: 978-972-97388-7-6

EAN: 9789729738876

Editor: Psiquilíbrios Edições

Tema: Psicologia e Educação

Coleção: Psicologia

ANO: 2017

Páginas: 280

Categoria:
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