Este livro surge no contexto dos programas da série Anos Incríveis e em continuidade ao livro Os Anos Incríveis, – Guia de Resolução de Problemas para Pais de Crianças dos 2 aos 8 Anos de Idade, de Carolyn Webster-Stratton, e é dirigido aos profissionais que trabalham com crianças (educadores de infância e professores, mas também a todos os profissionais implicados na educação e desenvolvimento das crianças, quer em contexto escolar, quer em outros contextos educativos, como psicólogos, educadores sociais, elementos das Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos (ECAE) e da Intervenção Precoce ou outros). Estes profissionais contribuem fortemente, conjuntamente com as famílias, para que as crianças desenvolvam as designadas soft skills, essenciais para que no futuro sejam capazes de colaborar, comunicar e resolver problemas. Os pais poderão também beneficiar com a leitura deste livro, que propõe o aumento de práticas educativas positivas estimuladoras do desenvolvimento das competências sociais e emocionais, da resolução de problemas e do sucesso académico.
Inclui guiões práticos, atividades, imagens, planos e jogos que podem ser usados com crianças dos 3 aos 8 anos, e sugestões para lidar com crianças com hiperatividade, problemas de atenção e agressividade.
Índice
Capítulo 1 | Trabalhar com os pais
Porque é que é importante colaborar e estabelecer parcerias com os pais?
Formas de promover o envolvimento parental
O modelo de parceria educadores-pais
Comunicação eficaz com os pais: pistas para estabelecer bons encontros
Capítulo 2 | Construir relações positivas com as crianças
Conheça as crianças e as suas famílias
Mostre que se interessa
Mostre às crianças que confia nelas
A importância de brincar com as crianças
Tornar a brincadeira mais eficaz
Capítulo 3 | O educador pró-ativo
Crie um ambiente de aprendizagem previsível e seguro
Use formas criativas para atrair e manter a atenção das crianças
Definição eficaz de limites e redirecionamento
Capítulo 4 | Promover o comportamento positivo: Atenção, incentivos e elogios
A importância da atenção, dos incentivos e dos elogios
As perguntas dos educadores
Torne os elogios e os incentivos mais eficazes
Use elogios gerais com grupos de crianças
Reconheça a dificuldade de aprender coisas novas
Duplique o efeito
Capítulo 5 | Usar incentivos para motivar as crianças
Tornar a aprendizagem palpável
Algumas perguntas dos educadores
Estabelecer objetivos
Escolher os incentivos mais eficazes
Reconhecimentos especiais e comemorações
Usar incentivos de equipa e de grupo e incentivos individuais
Outros princípios dos programas de incentivos eficazes
Capítulo 6 | Gerir os comportamentos inadequados: Ignorar e redirecionar
Ignorar o mau comportamento
Conclusões sobre o ignorar
Incentivar a automonitorização para comportamentos perturbadores
Redirecionar os comportamentos inadequados
Capítulo 7 | Gerir os comportamentos inadequados: consequências
naturais e lógicas
Consequências naturais e lógicas
Outras consequências
Capítulo 8 | Gerir o comportamento inadequado: o tempo de pausa
Passos para estabelecer um tempo de pausa ou um tempo para acalmar
Armadilhas na implementação do tempo de pausa
Outros princípios do tempo de pausa
Desenvolver a sua própria hierarquia de disciplina
Desenvolver um plano individual de comportamento
Envolver os pais nos planos de disciplina
Agir para além da disciplina
Capítulo 9 | Ensinar as crianças a resolverem problemas
Porque é que é necessário ensinar as crianças a resolverem problemas?
Que evidências empíricas existem a favor das estratégias de resolução de problemas?
O educador como modelo
Ensinar os passos para a resolução de problemas
Tornar a resolução de problemas mais eficaz
Capítulo 10 | Problemas com os pares e competências de amizade
Porque é que algumas crianças têm mais dificuldades em fazer amigos?
Ensinar as crianças a iniciarem uma interação e a entrarem num grupo
Ensinar as crianças mais novas a brincarem umas com as outras
Ensinar as crianças a seguirem instruções
Ensinar as crianças a falarem com os amigos
Usar conversas e atividades de aprendizagem para ensinar competências de amizade
Usar dramatizações para lidar com problemas típicos de relacionamento
Ensinar às crianças a resolução de problemas e conflitos
Ensinar as crianças a usarem o autodiálogo positivo
Elogiar e estabelecer programas de recompensas para crianças
com dificuldades sociais
Colaborar com os pais
Incentivar os pais a convidarem colegas para irem a casa
Incentivar os pais a brincarem com os seus filhos em casa
Como pode um educador ajudar a mudar a reputação negativa de uma criança
Capítulo 11 | Ajudar as crianças a aprenderem a lidar com as suas emoções
O que é a regulação emocional?
Como é que as crianças aprendem a regulação emocional?
O que determina a rapidez com que as crianças aprendem a regulação emocional?
O que podem os educadores fazer?
Usar jogos e atividades para promover o uso da linguagem sobre sentimentos
Usar jogos e atividades para promover a compreensão das emoções dos outros
Ensinar às crianças estratégias autocalmantes e de relaxamento
Usar o tempo de pausa para explosões emocionais inadequadas
Identificar situações que desencadeiam explosões emocionais
Trabalhar em colaboração com os pais
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